sábado, 17 de agosto de 2013

DEUS QUER QUE HOMENS E MULHERES VIVAM COM ÉTICA E JUSTIÇA




Deus fez uma aliança com o povo, mas muitas vezes o povo não cumpriu. Esqueceu a Deus e adorou o bezerro de ouro. Deus lhes deu a terra, mas alguns quiseram ficar com ela toda. Exploram os outros no comercio, deixaram na miséria pobres, órfãos, viúvas e velhos. Rezavam no templo, mas seu coração estava cheio de ambição, maldade e mentira.
Deus não podia gostar disso. Mandou os profetas para consertar. Profetas são homens de fé, inspirados pelo Espírito Santo, que mostram o bem que o povo deve fazer e apontam o pecado e os erros que fazem o povo sofrer.
Isaías dizia: "Tenho horror das festas de vocês e desvio o rosto quando vocês estão rezando, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavem-se e purifiquem-se. Que eu não veja mais vossas más ações.
Cessem de fazer o mal e aprendam a fazer o bem. Respeitem o direito e protejam o oprimido".
Amós falava: "Os tempos estão maus. Busquem o bem e não o mal. Assim a vida do povo vai melhorar e Deus estará com vocês".
Quando os grandes se desligam completamente de Deus, o povo é levado novamente para o cativeiro da Babilônia. Muita gente volta a ser escrava. Mas ai aparecem de novo os profetas para animar: Deus ainda é o mesmo. Ele tirou seus pais da escravidão, deu para eles uma terra. Um dia, Ele voltará a fazer o mesmo milagre. Como a mãe não pode esquecer seu filho, assim Deus não esquece de vocês.
Jeremias escreveu: "Escutem a palavra do Senhor: Eu vou fazer uma nova aliança com o povo. Gravarei minha lei em seu coração. Eu serei o Deus de vocês e vocês serão o meu povo. Garanto que todos me conhecerão: grandes e pequenos, perdoarei a todos as suas faltas  e nunca mais me lembrarei delas".
Ezequiel e Daniel são também dois profetas que animaram o povo no tempo do cativeiro da Babilônia.
E  hoje? Há gente que faz injustiças e não se lembra que Deus é Pai. A maior parte do povo até acha que para o pobre não tem jeito. Mas algumas comunidades já começam a animar o povo, como os profetas do cativeiro: ajudam o povo a confiar em Deus, cantar, rezar, unir-se e organizar-se. Assim ficamos sabendo que Deus nos olha e não esquece suas alianças. Sabemos que Deus nos libertará, porque quem pega com Deus é valido.

(Texto de reflexão > Encontro para o Sacramento da Confirmação "Abra a Porta" Comunidade Eclesial de Base Santíssima Trindade/Itapuã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário