sábado, 28 de abril de 2012

1º FÓRUM DA SAÚDE PÚBLICA PASTORAL DA SAÚDE MIMOSO DO SUL

1º FÓRUM DA SAÚDE PÚBLICA EM MIMOSO DO SUL

O Pároco Gilberto deu boas vindas aos seus paroquianos. “Sejamos luz do mundo. Cristo ressuscitado gera em nos nova Humanidade. A todos que edificam a Igreja das 80 Comunidades Eclesiais de Base, a todos os homens e mulheres de boa vontade sejamos massa nas dimensões solidárias, comunitárias e Política Institucional”

A Coordenadora da Pastoral, Ivone, também acolheu os representantes das 80 Comunidades. Cem fieis presentes no Auditório “João Paulo II” “Muitos outros foram convidados, principalmente autoridades dos poderes públicos, Vereadores, Prefeito, Secretário de Saúde, Chefia do Posto de Saúde e outras pessoas que trabalham no poder público. Então eles não vieram, nós vamos até a eles. Andréia, somente registramos a presença da funcionária que trabalha na área da Saúde. Andréia seja bem-vinda.

Pe. Américo, esse evento foi intuito de chamar a atenção da população e das autoridades. “Ele é um complemento da Campanha da Fraternidade 2012, “Fraternidade e Saúde Pública” com o lema Que a saúde se difunda sobre a terra, na promoção da saúde e prevenção de doenças” Por favor, o microfone e seu.

Bom dia a todos, como o nosso irmão PE. Gilberto já colocou muito amplo as três dimensões, quero apenas dar uma pincelada:

Lembramos que existe nas pastorais Sociais, dividida em três dimensões: Solidária, Comunitária e política institucional que suscita o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e se preocupa em mobilizar por melhorias no sistema público de saúde.

E neste ano de 2012 a Campanha da Fraternidade fala sobre a saúde pública no Brasil, um dos melhores projetos do mundo, no papel! Se3ndo assim temos o dever de difundir dados sobre a realidade da saúde e seus desafios, despertar a reflexão sobre a saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo funcionamento.

Todos nos devemos ter a carteirinha do SUS passa a ser obrigatória para todos os cidadãos brasileiros, inclusive para quem tem Plano de Saúde, (Lembramos que o SUS é o único plano universal.

Se nosso SUS não oferece bons atendimentos deve-se ao fato de alguns médicos estão obsoletos, não se reciclaram, (“Fala do médico pediatra sanitarista Dr. Gilson Carvalho”,

Cabe a nos o alerta de usarem a honestidade, pois até no Plano de Saúde Pago já está acontecendo fila. O que falta no SUS? Saneamento Básico para a população, Emprego, melhorar a renda dos brasileiros.

Em fim nossas atitudes devem se revelar em sete verbos: Ver, Compadecer, Aproximar, Curar, Colocar, levar e Cuidar. O Bom Samaritano é aquele que em face da urgência de atenção e cuidados do outro a assimila e se deixa transformar por ela. Não só porque cuida do doente e cura a suas feridas e lhe protege levando-o a uma hospedaria, tornou-se próximo, amou-o como o próprio Jesus Cristo.

Foi anunciado ao microfone: Nesse momento acaba de chegar o vereador “Tinga”, agora vamos todos para um intervalo, tomam um café e voltaremos para o 2º expediente. Gostaríamos que estivessem também presentes: Prefeito Municipal, Secretário Municipal da Saúde, Presidente da câmara, e mais outros vereadores e cargos administrativos públicos, convidados.

Ao voltar, tivemos uma ligeira explanação dos venenos agrotóxicos que usamos sem perceber, está nos matando pouco a pouco, frutas, legumes e verduras com auto índice de contaminação de 21,3,% á 42%, talvez seja isso o auto índice de câncer em nossa população, vão para os nossos lares hortaliças envenenadas. Terminou o explanador: O que o meu filho faz de errado eu corrijo! E o que faço de errado na terra; faço comigo mesmo.

Oferecido o microfone ao Vereador “Tinga”, pois foi o único que chegou atrasado mais chegou:

“Agradeço a oportunidade, gosto muito de dar exemplo, aqui temos a imagem de Cristo, não sou digno de falar-lhe, mas de forma carnal com o poder de Deus deu-nos, de poder falar-lhe o infinito amor de ter em mim a sua imagem e semelhança. Igual a Cristo acredito ser a Mãe Natureza, Deus deixou-nos pra gente, infelizmente a imperfeição humana e tão grande ver o que vemos hoje. Agora vou falar como vereador: A política foi criada com a condição de se fazer o bem-comum. Lembro-me que em toda a minha campanha só gastei R$ 6.000,00. Respeitei todos os meus amigos, deixei de visitar comunidades na qual eu não tinha afinidade. Mas como surpresa ao abrir as urnas em todas elas somou votos ao meu favor e sai vitorioso nas urnas. Mas se cada um de nos fizer o nosso papel, isso é o bem comum para todos, isso seria muito melhor. Sou o único vereador que ouço aos meus eleitores, e digo a eles mesmos podem me cobrar aquilo que vocês acham importante para a sua comunidade. Ai fica um comentário: Depende de nós a mudança, se nos quisermos mudar e só participar de nossa história.










Nenhum comentário:

Postar um comentário