sábado, 21 de abril de 2012

REUNIÃO DO CPP PARÓQUIA SÃO JOSÉ

REUNIÃO DO CPP – AVALIAÇÃO BIMESTRAL


Trazendo no coração, uma sabedoria de maturidade e de simplicidade, de dar respostas adequadas às questões, colocada pelas comunidades em comum suas experiências, estiveram reunidos Coordenadores de Setores, Movimentos, Pastorais.

1º. Momento: Oferecido aos 52 presentes um Kit com sete símbolos, e a Coordenadora do CPP foi bastante carismática, ao solicitar que cada um abrisse a sacola, e colocasse os objetos no colo, e de acordo que ela fosse falando referenciado ao tal símbolo voltasse para dentro da sacola:

Falava a Coordenadora, Luciana Dias Santos, São 09 horas da manhã, e vamos começar com a graça de Deus a próxima semana, como terminamos essa; desejo presenteá-lo, a cada um de vocês com o Kit, que está sobre o tapete, cada um de vocês apanhe um.

Cada um de vocês vai encontrar símbolos, e que cada um deles representa é indispensável para vida, aquele que quer ser verdadeiramente feliz:

ELÁSTICO - é para usar no círculo de amizades. Seu tamanho pode variar de acordo com a sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

FOLHA BRANCA – Recebemos de Deus diariamente, grande presente, ela representa a nossa vida diária, cabe a cada um de nós decidirmos o que vamos nela escrever.

LAPIS – Usa para descrever a nossa história, mas como sabemos, somos imperfeitos e cheios de falhas, por isso, quando fizermos algo errado; afinal todos nós erramos, mas Deus nos permite apagar nossos erros com a nossa alta avaliação de reflexão, e aprendemos com nossos erros, e ai vem:

BORRACHA – Ela tem o símbolo de apagar, representa o perdão, quando o nosso coração aberto faz-se uma reconciliação.

CLIPE – Serve para juntar os dossiês, traz também a simbologia positiva que passam por nossas vidas, e vem suavizar com doçura.

BALA – Tem o objetivo de adoçar a nossa vida, trazendo o símbolo de doçura a qual podemos levar aos nossos irmãos.

Se mesmo assim, acontecer de cairmos novamente, não desanimamos, pode ferir nossos joelhos, então usaremos uma maciez:

ALGODÃO – Para amortecer as quedas e recomeçar com dignidade, cair não é vergonha; vergonha é não saber se levantar.

Mas para completar o nosso KIT, vamos usar sempre o coração. Este é o principal caminho para nos aproximar de Deus e nos manter firmes em nossa comunidade, não deixemos esse KIT faltar, lembremos sempre dos seus símbolos e vamos crescer na fé e ser feliz!

2. SALÃO – FESTA – AVALIAÇÃO

Tudo que acontece em nossas vidas pode ser negativo ou positivo. O olhar de Deus não nos julga. Nossos atos de caídas, Ele está sempre a nos oferecer à mão para apoiarmos e levanta-nos. (Pe. Eriton)

Nossos festejos do Salão foram excelentes, tivemos momentos de quedas e mais de sucesso, ao olhar nos olhos dos fieis, foi uma multidão que embora sendo Católico Apostólico Romano, não sabiam que a Obra Social fosse tão prestadora de serviços sociais.

Jesus também fez muitas e muitas ações, quando em torno de ti viu enorme multidão, seus discípulos preocupados, pois já era tarde, falou ao Mestre para dispersar tamanha multidão, pois eles deveriam estar com fome, e fazer o que? “Há aqui um menino, que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isso para tantas pessoas?” Disse Jesus: Fazei que todos se acomodem. Em suas mãos Jesus pegou os pães e os peixes, depois de falar com o teu Pai do Céu. Recomendou: “De comer todas as estas pessoas, depois recolhem as sobras, não deixe que nada se perca.

Disse Luciana:

Fieis católicos, não havia uma visão da tamanha dimensão dos serviços oferecidos aos nossos irmãos, ao visitar todas as salas.

O Sucesso das barracas em suas organizações.

Acidente - Pode ser registrado grande número de motos, e até acidente, realmente esse tipo de veículo vem crescendo assustadoramente. Tem uma comunidade na zona rural que deve habitar 30 famílias e é a mesma quantidade de motos que seus moradores possuem.

3. Pastoral do Dizimo

Necessitamos direcionar recursos para obras prioritárias: As sociais, Gastos com energia elétrica, Água, funcionários, São três carros, e a paróquia e intensa, Telefone, Acredito que Deus esteja nos ajudando em cobrir nossos gastos monetários, pois na minha vida, acredito que devolver o Dizimo ao templo, comportas se abrem em nosso favor. Eu creio,
Às vezes ficamos preocupados, Por que falta em alguns a fé de sua devolução. Percebo que o numerário que temos não vai dar para cobrir nossas despesas, principalmente no social e na Evangelização. Nós como cristão temos de assumir o que falta ao nosso irmão, bem como a conscientização às vezes a devolução não chega nem perto da proporção dos dizimistas.

4. Semana Santa

Irmã Iracema: Pelo tempo que já estou aqui em Mimoso, este ano percebi que foi o mais silencioso, não havendo sons altos, como percebia anteriormente.

A participação da semana Santa foi excelente. Bastante presença das comunidades da zona rural.

Ao transcorrer das celebrações, acreditamos que deveriam ser todas dentro do templo, pois passa haver mais ligação com o sagrado, e do lado de fora qualquer barulhinho a curiosidade tira a concentração.

Um ponto positivo foi a abertura da porta do Posto de Saúde, onde iniciou a cerimônia do lava-pés, por que estava dentro do tema “Que a Saúde se difunda sobre a terra!”

5. Visitas as Comunidades Setor XII

Acreditamos que os Coordenadores das comunidades devem observar o Calendário Paroquial 2012.

Uma delas por falta de excesso de trabalho, quando chegamos para concretizar a visita, não havia ninguém nos esperando, dali mesmo, telefonamos para a coordenação e ficou marcada próxima visita.

Já visitamos fazenda São José e Vila da Penha, trocamos idéias traçando nosso objetivo.

As comunidades devem ter em sua biblioteca Pastoral: Documentos da CNBB, como Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil e o documento de aparecida, Catecismo da Igreja Católica, Conclusões da conferencia de Puebla.

Procurar registrar em fotos, todos os eventos ocorridos em sua comunidade. Cada Comunidade deverá ter seu próprio Blog, será mais fácil fazer uma integração na comunicação.


6. Coroinhas na Comunidade

Sr. Domingos Malavoti, se ofereceu para formar nas comunidades coroinhas, a comunidade interessada é só entrar em contato.

7. TAPETES 2012 – Procissão de Corpus Christi

Foi aprovada pelos presentes que o Setor XII fará uma grande HÓSTIA na praça principal adjacente a Prefeitura onde iniciará o tapete até a Paróquia São José. Afim de Não prejudicar o transito na Avenida Presidente Vargas.
Vamos começar desde já guardar os pó de café e outros materiais do modelo tradicional.

8. Bazar Obra Social, tem bastantes roupas de gestante.

9. Fórum da Pastoral da Saúde, dia 28 de abril de 2012, das 08 ases 12h.
As comunidades que receberam o questionário deverão ser entregue ao Coordenador do Setor XII até no dia 25.

10. O Coordenador do Setor XII, fará a distribuição da Missão nas Comunidades (Intercambio entre as Comunidades)

11. 28 abril de 2012, Vigília Vocacional Bom Pastor – 07h Santa Missa,

09h. Vila da Penha, São Pedro, Pastoral da Criança.

11:00h – Comunidades: São João Batista, Serra, Café Moca, Jacutinga Fazenda, Pastoral do Batismo.

13:00h. Comunidades: São Francisco de Assis, Serrano, Itapuã, Legião de Maria, Pastoral da Sobriedade, Ministros e Músicos.

15;00h – Comunidades São Lucas, São Judas Tadeu, Catequese, Teresianas, Liga Católica e Cursilho.

17:00h – Comunidades: Coqueiros, Santa Marta, Apostolado, Sagrado Coração de Jesus e Circulo Bíblico.

19:30h – Santa Missa – Paróquia São José – Comunidades: Centro, Pastoral da Juventude – SAV – Orquestra: Leandro, Juninho, Elizangela e Patrícia Menechine.

Atenção: Cada Equipe responsável pela Adoração ao Santíssimo Sacramento deverá confeccionar seu roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário