domingo, 1 de abril de 2012

EQUIPE SETOR 12 VISITA COMUNIDADE VILA DA PENHA



Domingo, 01 de abril de 1912, a Comunidade Eclesial de Base da Vila da Penha com a presença de seu Coordenador: Maurílio Ribeiro Teixeira e mais 19 membros conselheiros que prestam serviços voluntários à Comunidade. Deu para perceber que eles sentem que é necessário colocar-se em estado permanente de missão, num conjunto de atividades desenvolvidas, estabelecendo, conscientização a todos os batizados a efetivamente missionários em favor do bem-comum e essa experiência, a partir de Jesus Cristo: Desde a fundação de sua Igreja: “Fazei tudo aquilo que o meu filho vos mandar” e tendo a força do Espírito Santo, como discípula profética, iluminada pela ressurreição do próprio Cristo, ir ao encontro, baseado na “Boa Nova” a luz da palavra do Evangelho; preferencial aos mais excluídos, na comunidade para que todos tenham vida rumo ao Reino definitivo.

Foram ótimas as questões levantadas e a disponibilidade de cada um na Comunidade Vila da Penha, com seus movimentos e Pastorais:

Maria da Conceição M. de Oliveira com mais três catequistas levam a essência da Pastoral do Batismo e comentam: “Que quando Paulo e Silas anunciavam a palavra de Jesus ao carcereiro e a todos os da sua casa, e, imediatamente, foi batizado, junto com todos os seus familiares” (At 16, 32s); da mesma forma, em conjunto evangelizam a Pastoral do Batismo de adulto com os catequistas: Manoel Lino Florentino e Wilma Florentino Pogian e Maria Alves da Silva.

Marlene Souza Santos, catequista da Crisma, continuidade a ação evangelizadora da iniciação Cristã, apresenta uma dinâmica de acolhida, diálogo, partilha bem como ruminar a palavra de Deus, numa maior intimidade fé e vida. São 12 jovens que semanalmente se reúne para ler, refletir e colocar em prática a Palavra.

Na catequese infantil a turma de 52 crianças, são divididas em grupos de 10 e repassadas as 5 catequistas para temas: crianças.

O casal Marinez Ferreira Gomes Machado e Luciano dos Santos Machados trabalham nos encontros de reflexão para noivos que pretendem receber o sacramento do matrimônio na comunidade.

Zuleiga Galdino dos Santos coloca a disposição ao seu trabalho voluntário. Trabalho árduo na Pastoral da Criança e Saúde. Como medição, pesagem e distribuição da mistura.

Quanto a Pastoral da Liturgia/Música oferece sua contribuição. Ivanilde Delcídio Teixeira e Maria Luiza na Coordenação da Equipe do Dízimo.

A Comunidade tem ainda seis grupos de Círculos Bíblicos, coordenados pelos Coordenadores: Vanildo Gaspareli, Maria Alves, Wilma Tabeline, Henrique Gualdino, Maria de Fátima e Maria Aparecida, tendo cada grupo média de 16 pessoas, É coordenado esses grupos por: Regina Célia.

A Comunidade Vila da Penha tem ainda dois grupos de terços dos homens que se reúnem semanalmente, onde celebram esse momento mariano, média 21 homens.

Conta também, com três grupos, (30 famílias) cada grupo, Movimento de visitação da imagem da Mãe Peregrina, Possui ainda, Legião de Maria, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Liga Católica, Apostolado da Oração e Equipe da Sobriedade, envolvendo por média a cada movimento, 18 pessoas.

Ao termino da reunião foi reapresentado a comunidade livros que eles deveriam dar prioridade: e tendo a Bíblia ao lado para ir tirando as conclusões: “O Catecismo da Igreja Católica” “Documento da CNBB Nº 94”, onde vamos encontrar respostas aos desafios que emergem em nosso tempo de transformação.

Dona Lucinha Guarçoni, presente na reunião, afirmou: “Foi bastante gratificante essa reunião, apesar de ser a minha comunidade, acabei descobrindo o importante papel de cada um, na vivência do agir, julgar, conhecer melhor o grupo engajado nos serviços pastorais e movimentos, e assim vamos tornando cada vez mais, Comunidade de Comunidades e verdadeiramente discípulos missionários de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário