sexta-feira, 6 de abril de 2012

PROCISSÃO DO SILÊNCIO UM GRITO DE ALERTA

Milhares de fiéis acompanharam à procissão que já entrou no calendário Paroquial. “Paróquia São José – Mimoso do Sul – ES”, na Sexta-Feira Santa, ás 05 horas da manhã.

As ruas da cidade, além de seus moradores receberam romeiros vindos de outras cidades.

Em harmonia com a Campanha da Fraternidade 2012, que abordou o tema “Fraternidade e Saúde Pública” Acredito que a CNBB foi iluminada e bastante sábia para trazer o lema “Que a Saúde se Difunda Sobre a Terra” (cf. Ecl 38,8).

A procissão seguia rumo às principais Ruas da cidade, onde deparávamos com quadros e cenas, cartazes em tom de cobrança, por projetos confiáveis de qualidade para os cidadãos.

A procissão contou com a presença de fiéis de todas as idades; estava dando cobertura e registrando a TV Cachoeiro, Jornalista Renata Mofati e milhares de máquinas fotográficas.

Foi um momento de Paz, emoção, reflexão, acompanhada com um fundo musical quase fúnebre e fazíamos tomar consciência da nossa realidade nacional.

As cenas dos quadros muito bem preparadas, lado a lado do sistema real que estamos passando; o descaso da saúde nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal.

Protesto pacífico, tentando sensibilizar a todos sobre a dura realidade de “irmãos nossos” que não tem acesso à assistência da saúde pública; condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras.

Comentários finais;

a) A tabela de valores que o SUS paga a cada profissional na área da saúde está totalmente defasada e não condiz com a nossa realidade.
b) Carência de uma política direcionada a possíveis parceiras com a Rede de Entidades Filantrópicas na Saúde e com as Santas Casas de Misericórdia.
c) Subfinanciamento, pois ocorrem cortes do montante dos recursos que já são poucos, conforme ocorreu recentemente. A Presidenta cortou mais de quarenta milhões da saúde. (Só mesmo intervenção Divina para aliviar os males de seu povo).
d) A Emenda 29 seria uma alternativa para amenizar esses contrastes, “As dores dos mais humildes que padecem nas filas dos hospitais, chegando até três meses para marcar um exame de alta complexidade, e pior ainda um simples exame de sangue demora Mais de 60 dias. Mas nem pela Emenda 29, eles conseguem chegar ao um bom senso, motivado por interesses próprios.
e) Sem falar da pouca vergonha dos desvios do dinheiro público, da corrupção dos recursos da área de saúde.

f) Os remédios distribuídos pelo SUS, farmácias básicas não correspondem a 40% em favor dos que foram destinados para aliviar enfermidade. Exemplo, eu mesmo, faço parte do Conselho Municipal de Saúde, e sou usuário do remédio “Atenolol” Controle pressão arterial, oferecido pela rede pública, Faço uso diário de dois comprimidos, (50mg) um pela manhã e a noite, e ainda não oferece resultado satisfatório. Quando eu compro na farmácia o mesmo remédio com 25 mg o resultado e excelente, tomando somente um comprimido diariamente
.
g) Como Conselheiro há mais de 25 anos, sinto cansado de participar de tanta conferência municipal e Estadual, cansado de tanto Bla, Bla, Bla, e, além disso, não temos formação para ocupar cargos de fiscalização, e, por falta dessa formação o processo na escolha dos delegados nas conferencias de saúde, em todas “as instâncias” são falhos, além da baixa implementação de nossas propostas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário