domingo, 17 de fevereiro de 2013

   
COMUNIDADE ITAPUÃ - ATENÇÃO JOVENS FAÇAM SUA INSCRIÇÃO PARA O SACRAMENTO DA CRISMA


O sacramento da Crisma deve ser vivido com profundidade missionária, de modo que no dia do sacramento da Crisma, reassumindo sua vocação para santidade e para a evangelização, o jovem ou o adulto crismado recebam convictamente a confirmação da infusão do Espírito Santo com todos os seus dons, através da imposição das mãos, da unção e do sinal da cruz. A catequese da Crisma constitui uma oportunidade privilegiada de evangelização da juventude de modo a levar o jovem a descobrir-se como protagonista da ação evangelizadora da Igreja.

1. A preparação para a Crisma, COM DURAÇÃO DE UM ANO, seja realizada no estilo catecumenal, valorizando as etapas do processo formativo, como forma de superar a idéia de "cursinho" de final de semana.
2. ESFORÇAR-SE PARA QUE OS CRISMANDO TENHAM PARTICIPAÇÃO ATIVA NAS CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS E LHES SEJAM APRESENTADAS AS DIVERSAS OPÇÕES PASTORAIS DA PARÓQUIA DESDE O INÍCIO DE SUA PREPARAÇÃO.
3. O encontro catequético com os crismados seja, de preferência, com pequenos grupos (cerca de 15 participantes mais ou menos), para proporcionar melhor entrosamento e possibilitar um acompanhamento mais personalizado e afetuoso.
4. Durante a preparação, a equipe deve promover momentos privilegiados de celebração, envolvendo os crismando, familiares, padrinhos e a comunidade.
5. Promover também retiros espirituais com os crismando, enquanto possível, com a presença do pároco.
6. A idade mínima para se receber o sacramento da Crisma é de 15 anos.
7. Oriente-se para que padrinhos e madrinhas SEJAM ESCOLHIDOS DESDE O INÍCIO DA PREPARAÇÃO e sejam pessoas de vivência SACRAMENTAL. E QUE SEJAM CRISMADOS (CASOS ESPECIAIS DEVEM SER CONSIDERADOS PELO PÁROCO).
8. Na preparação, os crismando devem tomar conhecimento do Rito da Crisma, para que participem ativamente da celebração, tornando desnecessárias as muitas explicações durante a liturgia.
10. Cuidar para que a celebração da Crisma seja cuidadosamente preparada e realizada com simplicidade, sem exageros que desvalorizem o rito, fazendo parecer formatura ou mero evento social (atenção às vestes e fotografias).
11. QUEREMOS VALORIZAR O COSTUME DAS CAMISETAS PADRONIZADAS.
12. Sejam evitadas celebrações demoradas, dominadas por excesso de criatividade, homenagens, comentários longos e orientações intermináveis.
13. Levar os crismando ao engajamento na comunidade eclesial, de modo que participem das equipes de liturgia, das pastorais e movimentos e dêem um novo testemunho de vida em seu ambiente: escola, família, trabalho, grupos de amigos etc.
14. No sentido de não perder os jovens após a Crisma, procurar estruturar com eles grupos de base da PJ, a partir dos próprios encontros de formação para o Sacramento.
15. A catequese de preparação para a Crisma deve procurar uma maior integração com a Pastoral da Família, da Juventude e das Vocações e Ministérios, visando assim um trabalho mais maduro e eficaz junto à comunidade.
16. Os catequistas da Crisma devem ser sempre pessoas maduras, emocionalmente equilibradas, com boa formação cristã e pedagógica, engajadas na vida da Igreja.
17. Seja apresentada como uma condição para ser catequista a participação nos encontros paroquiais e diocesanos de formação permanente.
18. Celebrada a Crisma, sejam feitas, com presteza, as devidas anotações nos livros paroquiais.

"


Nenhum comentário:

Postar um comentário